O Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio,
Instituído pela Portaria Ministerial nº 1.140, de 22 de novembro de 2013, tem como objetivo promover a valorização da Formação continuada dos professores e coordenadores pedagógicos que atuam no Ensino Médio público, nas áreas rurais e urbanas, em consonância com a Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional – LDB(Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996) e as Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio – DCNEM (Resolução CNE/CEB nº 2, de 30 de janeiro de 2012).
Formação Continuada de Professores e Coordenadores Pedagógicos (especialistas):
Objetivos: contribuir para o aperfeiçoamento da formação dos professores e coordenadores pedagógicos e rediscutir e atualizar as práticas docentes em conformidade com as DCNEM.
Organização:
I – Instituições de Ensino Superior (IES) : formadoras, definidas pelo MEC em articulação com as Secretaria de Estado de Educação - SEEMG, são responsáveis pela formação de formadores regionais e pelo acompanhamento da formação dos orientadores de estudo e dos professores, em Minas Gerais as IES parceiras são:
- Universidade Federal de Uberlândia (UFU),
- Universidade Federal de Minas (UFMG),
- Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM),
- Universidade Federal de Viçosa (UFV),
- Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI),
- Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF),
- Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG)
- Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES).
II – Formadores regionais: são responsáveis pela formação de orientadores de estudo;
III – Orientadores de estudo: são responsáveis pela formação, na escola, dos professores e especialistas do Ensino Médio;
IV – Professores/Especialistas do Ensino Médio
Dados gerais sobre o Curso
Nível: Aperfeiçoamento.
Descrição do Curso: O curso privilegia a articulação entre teoria e a prática no processo de formação docente, fundado no domínio de conhecimentos científicos e didáticos. Considera a escola como lócus de formação continuada e (re)construção coletiva do projeto político-pedagógico em suas articulações com as concepções de juventude e direito à qualidade social da educação.
Metodologia: A proposta do curso compreende o professor como um sujeito epistêmico, que elabora e produz conhecimentos com base na compreensão da realidade e nas possibilidades de transformação da sociedade.
As atividades do curso estão focadas no professor e foram organizadas em dois momentos distintos:
Ø O primeiro momento: será composto por atividades individuais. O professor organizará seu próprio tempo institucional para a leitura dos textos básicos do curso. O professor deverá apresentar registros das reflexões realizadas durante suas leituras nas discussões com o grupo na escola. Ainda como parte das atividades individuais, o professor deverá realizar as atividades propostas no material de estudo no contexto de sala de aula. Todo o processo será orientado e acompanhando pelo Orientador de Estudo.
Ø O segundo momento: O Orientador de Estudo organizará juntos com os seus pares o seu cronograna de formação, de acordo com a organização do trabalho pedagógico da escola, seus tempos e espaços institucionais, assim como as possibilidades de rearranjos da hora-atividade, de forma a privilegiar o trabalho coletivo.
CRONOGRAMA
Nenhum comentário:
Postar um comentário